
MARANDÚ
O Brachiarão é utilizado para pastejo direto pelos animais, sendo indicado para cria e engorda de bovinos, não é aceita por equinos, ovinos e caprinos. O Marandu é recomendado para uso em pastagens rotacionadas ou em piquetes pequenos, onde o pasto possa ser vedado para sua recuperação após uso.
Possui tolerância média à seca e ao frio, desenvolve-se bem em solos não úmidos, é resistente à cigarrinha, tem bom forrageiro e alta produção de massa verde. Além do mais, possui boa cobertura de solos, capacidade de competição com invasoras e estabelecimento rápido.
Em caso de novo estabelecimento, a área pode ser pastejada cerca de 90 dias depois da germinação das sementes, dependendo sempre das condições climáticas, com animais leves, para que não haja arranquio das plantas.
No pastejo rotacionado os piquetes devem ficar entre 30 a 35 dias em descanso durante o período chuvoso e quente do ano, com 1 a 5 dias de utilização. Na seca e frio o tempo de descanso da área é bem maior. Em caso de pastejo contínuo, a altura mínima de pastejo é cerca de 20 a 25cm, altura esta em que a quantidade de talos é maior do que a quantidade de folhas.
DESCRIÇÃO TÉCNICA:
Nome científico: Brachiaria brizantha (Hochst.) Stpaf.
Família: Gramínieas Ciclo vegetativo: Perene
Forma de crescimento: Touceira semi-ereta
ADAPTAÇÃO:
Tipo de solo: Médio/Fértil Altitude: Até 2.000m
Precipitação anual: Acima de 800 mm
Utilização: Pastejo direto
TOLERÂNCIA:
Tolerância à seca: Média
Tolerância ao frio: Média
Digestibilidade: Boa
Palatabilidade: Boa
Cigarrinha: Resistente
Sombreamento: Média
PRODUÇÃO:
Teor de proteína: 11% na MS (Matéria Seca)
Profundidade de plantio: 1 a 2 cm
Produção de forragens: 10 a 14 t/ha/ano de matéria seca
UTILIZAÇÃO/MANEJO:
Tempo de formação: 90 – 120 dias