
MG-4
A MG-4 se adapta a regiões tropicais. Este cultivar apresenta um bom comportamento em solos ácidos e de baixa fertilidade, de textura arenosa ou argilosa. Tolera seca prolongada, tem boa recuperação após a queimada e excelente capacidade de rebrota. Não tolera solos encharcados e “queima” com a geada, recuperando em seguida.
Recomendado para animais de cria, recria e engorda. O manejo da MG-4 em áreas de pastejo rotacionado deverá ocorrer a cada 25 a 30 dias, no máximo, durante a estação chuvosa e quente; e de 45 a 50 dias no inverno (frio e seco), em ambos os casos de 1 a 5 dias de pastejo. Em patejo contínuo, procurar manter a vegetação com porte mínimo de 15 a 20 cm.
Este cultivar foi analisado em diversas condições de pastoreio, em diferentes tipos de manejo e com diferentes categorias animais. Em animais de cria e recria, nas diferentes épocas do ano, não se observaram quaisquer sintomas de intoxicação, mesmo quando a pastagem foi utilizada por longos períodos com animais jovens e vacas em lactação/gestação.
DESCRIÇÃO TÉCNICA:
Nome científico: Brachiaria brizantha (Hochst.) Stapf.
Família: Gramínieas
Ciclo vegetativo: Perene
Forma de crescimento: Touceira
ADAPTAÇÃO:
Tipo de solo: Médio/Fraco
Altitude: Até 2.000m
Precipitação anual: Acima de 1.000 mm
Utilização: Pastejo direto
TOLERÂNCIA:
Tolerância à seca: Boa
Tolerância ao frio: Média
Digestibilidade: Boa
Palatabilidade: Boa
Cigarrinha: Susceptível
Sombreamento: Boa
PRODUÇÃO:
Teor de proteína: 6 a 10%na MS (Matéria Seca)
Profundidade de plantio: 1 a 2 cm
Produção de forragens: 8 a 12 /ha/ano de matéria seca
UTILIZAÇÃO/MANEJO:
Tempo de formação: 90 – 120 dias